Link Patrocinado

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Uma nova organização da sociedade

Andei pensando bastante sobre como a sociedade poderia ser reorganizada sem uma grande revolução, mas de uma maneira interessante:

1º) Fim dos partidos políticos: um deputado/vereador ou não sei o que mais deveria ser responsável pelos seus atos, responder aos seus eleitores. Hoje eles seguem o que o partido quer. Isso tira a responsabilidade pelos votos deles: "eu votei assim porque o partido quis". Um político deveria ser livre para dar as ideias que ele acha melhor, isso daria mais possibilidades para o debate.

2º) Criação de "communes" e democracia participativa: communes de no máximo 5000 pessoas deveriam ser criadas. Essas communes deveriam ser organizadas pelos próprios moradores, sem intervenção do governo. Um líder para a commune poderia ser eleito; esse teria um salário decidido pelos membros da commune. Os projetos para a commune deveriam ser decididos pelos próprios moradores e o financiamento e a fiscalização desses projetos feitos pelos próprios moradores. Para projetos caros ou communes pobres, os moradores deveriam ter o direito de pedir financiamento para o governo. Problema: falta de interesse, ameaças (por exemplo de traficantes).

3º) Criação de cooperativas e fim de salários: cada pessoa na cooperativa teria direito a ações, elas seriam os acionários das empresas. Para trabalhar na empresa a pessoa seria obrigada a ter um certo número de ações, e ninguém de fora da empresa teria direito a ter ações. Algumas decisões na empresa deveriam ser tomadas por todos, mas não todas, porque isso se tornaria muito burocrático. Para as decisões menos importantes, grupos deveriam ser formados, por exemplo grupo para o RH, grupo para as compras, etc. Essa organização deveria ser interna. Problema: Falta de interesse das pessoas.

4º) Criação de um "fórum" de ideias, problemas e soluções: nesse fórum as empresas devem colocar seus problemas e como eles foram resolvidos. Isso permitiria que outras empresas reutilizassem essas ideias e até mesmo as melhorariam.

Voilà, agora espero pelos comentários, e desculpe pela falta de acento, mas enche o saco colocar acento.


[Update by Riato: Tom, coloquei não apenas acentos, mas coloquei tudo que faltava pro texto ficar bonitinho gramaticalmente. Claro que não alterei nenhuma de suas frases ou ideias. Coloquei também marcadores na postagem. =)]

2 comentários:

Leonardo AC disse...

Gostei do seu ponto de vista! Gostaria de comentar tópico-a-tópico, mas acho que vou fazer isso na forma de uma postagem-resposta, tudo bem?

PS.: Já leram "O DOador", de Lois Lowry?

Wellington disse...

eu nao, é legal esse livro?

pode escrever ai, to interessado no seu ponto de vista